Sabores Tradicionais

uma dieta para a uma vida melhor – UNESCO

A alimentação mediterrânica é um produto da história, geografia e de uma ampla rede de relações humanas e culturais à volta do mar, trocando mercadorias, produtos, técnicas e ideias. Ao longo do tempo foi sendo aperfeiçoada, diversificada e transmitida às gerações seguintes.

Segundo o costume dos Portugueses, o consumo de vinho deve ocorrer durante as refeições e o ideal é consumir azeite de oliva diariamente. Na dieta mediterrânica as refeições são normalmente acompanhadas por grandes quantidades de pão. Os legumes e vegetais são consumidos em pratos cozinhados, sopas e saladas preparadas com azeite. O leite é consumido em pouca quantidade ao contrário do queijo. Como a costa Portuguesa é extensa, o peixe têm uma grande representação na nossa cozinha.

Tratando-se de uma dieta reconhecidamente saudável, é considerada pelos especialistas como a melhor dieta do mundo. Isto deve-se ao facto de compreender os alimentos de todos os grupos, principalmente os mais saudáveis, que, quando consumidos em proporções adequadas, acabam por conferir aos adeptos deste tipo de alimentação um estado de saúde melhor.

A dieta mediterrânea, à base de sopas, legumes, grelhados e assados tem fortes possibilidades de se tornar património cultural imaterial da UNESCO.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart